Confira essa ideia de. Decoração de festa budweiser






Como escolher a cola adequada para seu artesanato





Como escolher a cola adequada para seu artesanato


Quando decidimos fazer artesanato, enfrentamos várias etapas do processo de trabalho, incluindo a escolha dos melhores materiais para o projeto. Trouxemos alguns tipos de cola para artesanato que você precisa conhecer antes de começar o trabalho.
É verdade que as opções de cola são diversas, mas nem sempre sabemos exatamente como usá-las; com tantos materiais, como borracha, tecidos, cordas e pedras, é difícil escolher a correta.
Aqui estão cinco tipos de cola para descobrir qual é o melhor para o seu trabalho.


1- Cola branca da escola

Muito tradicional e bem conhecida, a cola branca é vendida em qualquer papel de carta e é mais adequada para projetos escolares ou domésticos. Você pode até colar alguns tipos de tecidos, no entanto, esses tecidos podem não ser muito grossos.
Entre suas opções, fica melhor em papel de seda, papelão, crepe e sulfito.
Sua maior vantagem é que, além de barata, é fácil de encontrar e sua maior desvantagem é que geralmente não é usada para trabalhos profissionais.


2 - Cola branca extra 

Mesmo com características semelhantes à cola branca para escolas, esse tipo de cola possui outras qualidades que a tornam mais utilizada no mercado profissional.
Sua diferença começa exatamente nisso, pode e consegue satisfazer as necessidades do mercado profissional, diferentemente da primeira opção.
Cole vários tipos de tecidos e materiais não compactados. Entre suas melhores qualidades está o baixo custo, o primeiro tipo de cola mencionado e o bom desempenho, sem esquecer que, após a secagem, pode ser transparente.
No entanto, ele também tem seus pontos negativos, além da necessidade de elementos específicos para aplicá-lo, a secagem leva aproximadamente quatro horas (pode demorar mais, dependendo da região onde você mora e da umidade) e não pode ser usada em trabalhos profissionais para ser lavado


3 - Cola importada nacional E6000 e E600

As duas caudas mencionadas, E6000 e E600, têm os mesmos objetivos, colando materiais que contenham aderência difícil, com alta qualidade e alta precisão.
Entre os elementos que podem colar com sucesso estão o plástico, acrílico, borracha e vidro, sem esquecer o trabalho manual com pedras.
Obviamente, uma de suas muitas qualidades é a resistência à água. Também seca rapidamente e você não precisa de nenhum item para aplicá-lo.
No entanto, existem também algumas desvantagens que merecem ser mencionadas, como o alto preço e a facilidade de encontrar.

4 - Cola de tecido

Entre seu uso, a cola de tecido é comum em trabalhos com decoupage de tecidos, marcando bainhas e costuras.
Como todos os outros tipos de cola, ela tem suas vantagens. Ele vem pronto para uso e não requer nenhuma preparação. Sua aplicação pode ser feita com elementos comuns, como a ponta do aplicador e também os pincéis, é solúvel em água, ou seja, se você mudar de idéia sobre o que pretende fazer no seu trabalho, poderá fazer alterações e também pode substituir as costuras.
Com tantas qualidades, não podemos deixar de mencionar suas desvantagens. Entre eles, os tecidos que podem aplicar esse tipo de cola devem ser 100% algodão e podem manchar alguns tecidos muito finos, não esquecendo de mencionar que você não pode lavar muito.

5 - Cola permanente

Utilizada em materiais como madeira, feltro e tecido, a cola permanente pode ser aplicada a vários tipos de trabalho. Seca em 30 minutos, mesmo na diversidade de materiais que podem ser trabalhados.
Você também pode reposicionar outros materiais várias vezes.
Entre seus danos está o fato de não poder ser removido depois de colocado na superfície e, em algumas circunstâncias, terá que ser reaplicado dependendo da frequência com que é usado. É muito pegajoso quando molhado e tem um cheiro muito forte, portanto deve ser usado em áreas bem ventiladas.


6 - Cola quente

É improvável que você trabalhe com artesanato e nunca precisará de cola quente. Conhecido na indústria artesanal, consegue colar vários tipos de materiais, incluindo acrílicos, plásticos, tecidos, EVA e até rendas.
Entre suas qualidades está a excelente adesão a materiais não compactados e pode ser seca instantaneamente, substituir costuras em alguns tecidos e pode ser usada para quase todos os tipos de materiais e não perde a aderência ao longo do tempo.
Entre suas desvantagens está a necessidade de o profissional ser ágil ao aplicá-lo, pois seca rapidamente.

conclusão
Embora existam outros tipos de cola para artesanato, os mencionados na publicação de hoje são os mais utilizados, não esquecendo de mencionar que podem ser usados ​​em qualquer tipo de trabalho.