Confira essa ideia de. Decoração de festa budweiser






Plataformas Online para vender seu artesanato





Plataformas Online para vender seu artesanato


O mundo virtual tem muito em comum com o mundo físico, por exemplo: você, um artesão, pode vender seus produtos em uma banca de mercado aberto, pode compartilhar um espaço em uma loja colaborativa com outros produtos de diferentes segmentos ou até mesmo ter seu espaço próprio, com o nome e a identidade visual da sua marca.



Na Internet, também existem locais diferentes para exibir seus produtos, chamados de plataformas, e funcionam de maneira semelhante aos espaços físicos reais, com a diferença de que na Internet o custo é muito menor e sua loja fica aberta 24 horas um dia . dia Além disso, as barreiras geográficas são muito menores: você pode vender para pessoas em diferentes cidades, estados e até países com muito mais facilidade, basta se preparar para isso.

A seguir, mencionaremos algumas opções de plataforma nas quais você pode vender seu artesanato:

Marketplaces
Os mercados, no sentido mais literal da palavra, são grandes espaços virtuais onde o comércio ocorre. Mercado Livre e E-bay são exemplos de mercados. A vantagem é que você não precisa de uma empresa para vender seus produtos e não paga nada para registrá-los e vendê-los, portanto, pode ser uma boa alternativa para quem está começando. Além disso, muitas pessoas recorrem a esses sites para encontrar produtos.

Qualquer um pode vender qualquer coisa, e essa é uma vantagem que traz uma das desvantagens: a concorrência com outros fornecedores é muito forte. Além disso, não é possível ter seu próprio design com a identidade visual da sua marca e o contato com os clientes é muito restrito.

Mercados especializados
Para os artesãos, existem mercados especializados no segmento que funcionam mais ou menos como uma grande feira de artesanato, onde você pode ter sua barraca. Ou seja, é possível criar um perfil e expor seus produtos. Também pode ser interessante para quem está começando, pois estará em um espaço dedicado apenas ao seu segmento e não pagará para registrar seus produtos, apenas uma porcentagem das vendas.

A desvantagem é que seu espaço nesses mercados não pode ser considerado uma loja, mas um perfil, como se fosse um perfil de uma rede social, porque não possui domínio próprio e não é possível personalizar seu design: todos eles siga o mesmo padrão. Essa opção pode facilitar o acesso ao produto por pessoas interessadas em artesanato, mas dificulta o reconhecimento da lealdade à sua marca e ao cliente, pois ela será combinada com muitas outras.

Loja virtual própria
Para quem procura algo mais profissional, usar uma plataforma de comércio eletrônico pode ser uma boa alternativa. Muitos deles oferecem planos mensais por menos de 50 reais e você já tem acesso aos métodos de pagamento e envio de uma loja virtual; Um deles é o Nuvemshop.

A grande vantagem é a possibilidade de ter seu próprio endereço na Internet (algo como: www.nomedasualoja.com.br), além de poder personalizar seu site, deixando-o com sua identidade visual.

Por ser mais profissional, essa opção exige um pouco mais de trabalho com publicidade, como investir em técnicas de SEO e marketing digital, mas para quem procura crescer e se fortalecer como marca, é a opção mais apropriada.