Confira essa ideia de. Decoração de festa budweiser






20 moldes para criar Quiet Book em feltro





20 moldes para criar Quiet Book em feltro





O Quiet Book é traduzido do inglês, um livro silencioso. O termo significa um livro calmo, calmo e pacífico. Ele é projetado para crianças que terão um momento de concentração. O livro sensorial inclui várias atividades na forma de um livro. Através dela os pequenos vivenciam, aprendem, tocam, capturam, colocam, empurram, abotoam ... podem ser organizados por tema ou não.

 Sensorial é um termo-chave no método Montessori. O livro sensorial ou Quiet Book, embora um material feito à mão (artesanato) que trabalhe com os sentidos da criança, não é um material Montessori.

 No entanto, isso vai ao encontro dos objetivos do método, por se tratar de um material artesanal que trabalha com as habilidades práticas, motoras, matemáticas, de leitura e escrita para a vida. O importante é que é uma ferramenta muito agradável que permite à criança trabalhar de forma independente e eficiente. Ela aprende com suas próprias experiências.

 Deve-se destacar que o Quiet Book também é compatível com outros métodos alternativos de ensino, como Waldorf e Reggio Emilia.


O Quiet Book trabalha com fala e sentimentos, de diferentes símbolos, com ênfase em imagens. Nele, tanto as imagens quanto a textura e a escrita a tinta permitem que a criança tenha um maior grau de independência e seja um objeto na reconstrução da narrativa. Além disso, diferentes tipos de materiais não só ajudam a atribuir novos significados e compreender conceitos, mas também permitem o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e a ampliação da percepção de mundo da criança (Marquez, Gonalves, 2006).

 Esse tipo de material tem dois públicos-alvo principais: crianças em fase de alfabetização e pessoas com deficiência visual ou cegueira. No primeiro caso, crianças de 0 a 5 anos levam em consideração, e nos primeiros meses os livros feitos de tecidos e plásticos mais populares passam para a fase oral, então fontes tangíveis de materiais, sons e até cheiros são combinados (Kolho, 2005 )

Materiais recomendados para fazer um Quiet book

 Para a criação de um livro sensorial, recomenda-se a utilização dos seguintes materiais: folhas de papelão (por serem mais duráveis ​​que a sulfite A4); Objetos de concreto em miniatura (peças de brinquedos, materiais de sucata, plástico, etc.); Folhas de vários materiais (polida, lixa, camurça, cortiça, etc.); Várias texturas (fitas, fios, cordas, borracha, espuma, EVA, madeira, sintético, veludo, plástico, couro, feltro). O livro Quiet book pode ser escrito a tinta, com fontes ampliadas para crianças com deficiência visual, e em Braille para crianças cegas.(SIDNEY, 2010).

Principal função do Quiet book

Segundo Nuremberg (2010), a principal função das ilustrações em livros infantis é ajudar as crianças a compreender e participar da narração. As mudanças táteis incluídas no livro desempenham o papel de representar os personagens e elementos da realidade externa da criança e de apoio à narração de histórias. No entanto, a representação simbólica também é um desafio. Enquanto uma criança com visão tem uma grande percepção porque a maioria de nossas representações culturais são visuais e bidimensionais, a criança cega ou com deficiência visual precisa simplificar essa experiência, e ela precisa trabalhar com outros sentidos para ser capaz de explorar o mundo em três dimensões. 


Assim, ao pensar em livros sensoriais, é importante antes de mais nada ter clareza sobre o tipo de público, levando em consideração questões como faixa etária, nível de desenvolvimento e aprendizagem adequada; Se uma criança tem a visão perfeita ou se tem deficiência visual, etc.Além disso, para obter mais recursos e elementos que um livro pode fornecer, lembre-se de que, como qualquer livro, ele tem limites de suporte. É claro que além das sensações táteis, podem-se agregar elementos sonoros e até olfativos, estimulando outros níveis de percepção. No entanto, mesmo com a apresentação de tais estímulos, especialmente no caso de crianças com deficiência visual, existem limitações no livro, o que acaba levando à introdução de elementos bidimensionais adicionais, enquanto grande parte da experiência tangível da criança é tridimensional.(Neuernberg, 2010).









Joaninha Quiet book com molde






Dados brinquedos educativos com molde


Tartaruga, peixe e girafa para Quiet book com molde

Sapo para Quiet book com molde


Cogumelo para Quiet book com molde


jogo da memória para Quiet book com molde


Pato para Quiet book com molde



Tags: Livro sensorial em feltro, Livro sensorial moldes, Livro de Feltro como fazer, Livro sensorial para autismo, Quiet book passo a passo, Livro sensorial objetivos, Como fazer livro sensorial em EVA passo a passo, Quiet book moldes,  quiet book feltro passo a passo, quiet book feltro, Quiet book passo a passo, Como fazer livro de feltro passo a passo
Crédito as artesãs nas imagens